
CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO UMA REFLEXÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
O corpo é o primeiro instrumento de pensamento da criança no seu diálogo com o mundo, e desde que nasce é fruto do encontro de dois corpos em movimento, corpo que é físico, mas acima de tudo simbólico sensual.
O ato mental se desenvolve a partir do ato motor como mecanismo de ação e expressão da criança no mundo, pois a criança pensa na ação. No decorrer do desenvolvimento a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, se virtualizar em ato mental.
A motricidade humana começa pela atuação sobre o meio social para depois poder modificar o meio físico. É através da função tónica do movimento que o individuo humano atua sobre o outro.

O caminho do ato ao pensamento, constitui-se no principal instrumento da criança no seu dialogo com o mundo social, possibilitando-lhe apropriar-se da cultura e construir o pensamento. Trabalhar o desenvolvimento psicomotor, permite à criança a construção de uma postura ativa diante do mundo, abrindo um caminho para sua auto-informação enquanto sujeito.
Em suma é o movimento que comanda o pensamento, a criança empresta seu corpo ao mundo, transformando em pensamento, imaginação e é um processo psicológico novo para a criança, ela surge em forma de jogo, que a imaginação em ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário